Rede de Controle da Gestão Pública inicia o exercício 2019 com seminário

Com o seminário “Combate à Corrupção – Novas Tendências” realizado pela Rede de Controle da Gestão Pública, foi iniciado o exercício de 2019, na manhã desta sexta-feira, 29, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado. Durante o evento, foi lançado o Centro de Estudos de Combate à Corrupção, que tem como objetivo integrar as escolas dos órgãos de controle para disseminar cursos e treinamentos, fomentar debates e promover o diálogo, com colaboração de especialistas das áreas estudadas.  O Centro será coordenado pelo Procurador do Estado Ernesto José Toniolo.

O calendário de atividades da Rede/RS foi aberto com a apresentação dos assuntos que serão trabalhados pelos grupos temáticos durante o ano de 2019. São eles: Efetivação das condenações alcançadas nas ações de responsabilização por improbidade administrativa (AIAs); Fiscalização da Aplicação de Recursos em Educação; Acompanhamento de Obras Paralisadas; HACKFEST; Financiamento de campanhas eleitorais – Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (FEFC) – Abuso de poder econômico – Desigualdade na concorrência.

Em ato de adesão, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, a Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre, o Instituto Geral de Perícias, o Corpo de Bombeiros Militar, a Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul e o Observatório Social do Brasil passaram a integrar a Rede de Controle.
O seminário contou também com palestras do Secretário de Combate à Corrupção Adjunto da Controladoria-Geral da União, Roberto César de Oliveira Viegas, e do Coordenador Regional de Atuação Proativa da Procuradoria Regional da União na 4ª Região, Davi Bressler.
Compuseram a mesa a Procuradora-Geral do Estado Adjunta para Assuntos Institucionais Diana Paula Sana; a Presidente da Rede de Controle da Gestão Pública, Procuradora do Estado Adriana Krieger de Mello; a Vice-Presidente da Rede de Controle da Gestão Pública, do Ministério Público de Contas, Fernanda Ismael; o Coordenador do Centro de Apoio Operacional Cível, da Procuradoria-Geral da Justiça, Francisco Seabra; o Subdefensor Público-Geral, Tiago Rodrigo dos Santos; a Procuradora-Geral do Município de Porto Alegre, Eunice Nequete; o 2º Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro Cézar Miola; o Secretário de Combate a Corrupção Adjunto da Controladoria-Geral da União, Roberto César de Oliveira Viegas.
Presidida pela PGE pelo segundo ano consecutivo, a Rede/RS é composta por instituições jurídicas de âmbito estadual e federal. Criada em 2009, aprimora o controle sobre a gestão pública e desenvolve ações voltadas à fiscalização, ao diagnóstico e combate à corrupção.
Integrantes da Rede de Controle Gestão Pública do Rio Grande do Sul 2019.
Presidente e Vice-Presidente da Rede com os palestrantes do seminário: Davi Bressler (esquerda) e Roberto César de Oliveira Viegas (direita).
Presidente da Rede de Controle RS, Procuradora do Estado Adriana Krieger de Mello.

Compartilhe!